Cristalizador Vertical Contínuo
O Cristalizador Vertical Contínuo (CVC) da Bosch Engenharia é composto por um corpo cilíndrico montado no chão através do qual uma determinada quantidade de elementos de resfriamento de água são instalados. O casco e os elementos de refrigeração são construídos em aço leve. Se mais de uma unidade for utilizada, elas poderão ser conectadas em série ou em paralelo.
Os elementos de resfriamento são unidades estáticas construídas em tubos 'multi passes', com curvas internas ou externas em relação ao tanque (dependendo da preferência do cliente).
Estes elementos são projetados para fornecer uma alta relação superfície de aquecimento/volume para o cristalizador. A velocidade da água entre 1,5 e 2,0 m/s garante boas taxas de transferência de calor.
A transferência eficiente de calor da massa depende de boas taxas de remoção de massa próximo às superfícies de resfriamento. Isto é fornecido por um agitador rotativo com um eixo central com os braços (pás) radiais com varredura próxima dos elementos de resfriamento. Este rotor é suportado por um rolamento montado acima da superfície da massa. A extremidade inferior do eixo é alocada por uma simples bucha de suporte.
O rotor é acionado por um motor de velocidade variável operado por meio de um conjunto de engrenagens de alta redução planetária.
A configuração dos elementos e as taxas relativamente altas de agitação garantem que não exista 'by pass' da massa pelos elementos de resfriamento, não importando a direção do fluxo.